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315. Iluminação em escolas

A qualidade da iluminação nas escolas desempenha um papel fundamental no desempenho, produtividade e bem-estar dos alunos. É fundamental que a iluminação seja distribuída de maneira adequada para atender às diversas atividades realizadas na escola e que seja confortável para os diferentes usuários, levando em consideração suas necessidades individuais. Além disso, a exposição à luz natural e a conexão com o ambiente externo são aspectos importantes para a saúde e o bem-estar das crianças.

Avaliações de ambientes escolares frequentemente identificam problemas relacionados à iluminação, como sua insificiência, falta de reflexão de luz devido a acabamentos escuros ou paredes sujas, cortinas fechadas em dias ensolarados e problemas de ofuscamento (KOWALTOWSKI, 2011).

De acordo com um artigo que resume as tendências em iluminação para ambientes escolares nas últimas décadas (ANGELAKI, BESENECKER e DANIELSSON, 2022), a iluminação natural em salas de aula tem sido principalmente considerada em termos de eficiência energética, com foco na redução do consumo de energia elétrica ao longo do ano letivo. Em relação à iluminação artificial, a principal mudança tem sido a substituição das luminárias fluorescentes por fontes de luz LED. No entanto, os estudos até o momento têm se concentrado principalmente em diferentes fontes de luz e luminárias de teto, seguindo um padrão regular de distribuição. Mesmo quando o layout das salas de aula é diferente, a distribuição da iluminação geralmente segue o mesmo padrão, sem explorar outras soluções ou posicionamentos alternativos.

A revisão sugere a realização de testes com diferentes layouts de iluminação em salas de aula, a fim de atender às diversas atividades realizadas pelos alunos, como leitura em livros, uso de laptops e tablets. Além disso, é importante considerar que cada aluno tem necessidades diferentes, e as novas tendências pedagógicas exigem um layout adaptado e personalizado. Portanto, é necessário repensar o design da iluminação nas salas de aula para atender a essas novas demandas e arquiteturas, levando em consideração também as necessidades de inclusão para alunos especiais.

Como exemplo, o FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) disponibiliza em seus catálogos técnicos uma publicação intitulada “Espaços Educativos Inovadores” que apresenta referências de projetos de salas de aula que abrangem diversas atividades em um único espaço. Na Escola Infantil Parque Helena, em São Paulo, por exemplo, é adotado um layout diferenciado, com áreas designadas para o uso de computadores, mesas de estudo com layouts variados, bancos e tapetes para atividades no chão. No entanto, observa-se que, infelizmente, a iluminação não acompanha essa diversidade de usos.

Proposta de sala de aula, EE Parque Helena, São Paulo. Fonte: FDE – Espaços Educativos Inovadores, 2021.

Em um estudo realizado com crianças, foi constatado que elas têm preferência por ambientes bem iluminados e com vistas para elementos naturais da paisagem (VÁSQUEZ, PEREIRA e KUHNEN, 2018), como mencionado no parâmetro Otimizando vistas para o exterior.

Basílio (2021) compilou e agrupou quatro categorias de questões relacionadas à iluminação natural para criar uma lista de verificação para avaliação de edifícios educacionais. Essas categorias são: desempenho luminoso do ambiente interno, eficiência energética do edifício, integração entre o ambiente interno e externo, e dinâmica da luz. Podemos estabelecer uma relação entre essa lista de verificação e os parâmetros desta ferramenta, além de acrescentar alguns outros conceitos relevantes:

Desempenho luminoso do ambiente interno:

imagem parâmetro carta solar
104. Carta Solar
imagem do parâmetro refletância das fachadas
201. Refletância das fachadas

202. Especularidade das fachadas
imagem ilustrativa do parametro forma e planta baixa
301. Forma e planta baixa
imagem parametro aberturas laterais e janelas
302. Aberturas laterais
imagem ilustrativa do parametro aberturas zenitais
303. Aberturas zenitais
imagem ilustrativa para parametro pátios
304. Pátios
imagem parametro tetos
406. Tetos
imagem parametro alas para luz natural
306. Alas para luz natural
imagem parametro sombreamento
308. Dispositivos de sombreamento
imagem que ilustrada A luz revelando materiais. Catedral em Campinas, SP.
012. Luz revelando materiais
imagem parametro ofuscamento interno
411. Ofuscamento interno

Eficiência Energética da edificação:

ilustração parametro circuitos de luz elétrica
413. Circuitos de luz elétrica
imagem parametro vidros
311. Vidros
imagem parametro luz de tarefa
405. Luz de tarefa
parametro iluminação em mobiliário
501. Iluminação no mobiliário

Integração ambiente interno e externo:

imagem parametro tecido urbano
105. Tecido urbano
imagem parâmetro gabarito
106. Gabarito
imagem do parâmetro conexão com o entorno
203. Conexão com o entorno
imagem ilustrativa do parametro recuos
204. Recuos

Dinâmica da luz:

imagem ilustrativa do parametro vegetação
205. Vegetação
imagem parametro espaço de transição
312. Espaço de transição
imagem parametro hierarquia luminosa
401. Hierarquia luminosa
imagem parametro contraste
404. Contrastes
imagem parametro luz e sombra
407. Mosaico de luz e sombra
imagem parametro luz filtrada
410. Luz filtrada

São necessários estudos adicionais para avaliar diversas opções de distribuição de iluminação elétrica e sua conexão com as novas abordagens pedagógicas, além de explorar a adaptação da iluminação às necessidades específicas das crianças. É fundamental promover o uso da luz natural do dia, não apenas por razões energéticas, mas também pelos benefícios que proporciona à saúde e ao bem-estar dos alunos, levando em consideração suas necessidades biológicas

Referências:

ANGELAKI, S.; BESENECKER, U.; DANIELSSON, C. B. A review of lighting research in educational spaces. IOP Conference Series: Earth and Environmental Science, v. 1099, n. 1, p. 012032, nov. 2022.

BASILIO, Y. R. M. ILUMINAÇÃO Natural: Contribuições para o processo de Projeto em Edificações Escolares. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2021.
FDE – FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Catálogos Técnicos. Espaços Educativos Inovadores. out. 2021. Governo do Estado de São Paulo.
KOWALTOWSKI, D. C. C. K. 2011. Arquitetura Escolar: O projeto do ambiente de ensino. São Paulo: oficina de textos. 2011.
VÁSQUEZ, N. G.; PEREIRA, F. O. R.; KUHNEN, A. Preferências visuais das crianças em salas de aula de educação infantil: uma aproximação experimental. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 11-28, jul./set. 2018.

Indicação de outros parâmetros