Thumbnail

304. Pátios

Pátios são áreas abertas cercadas por edifícios. Em áreas urbanas densas, eles podem ser uma opção interessante para aproveitar a luz natural nos ambientes. Eles podem ser encontrados em edifícios residenciais, comerciais e são amplamente utilizados em instituições como hospitais e escolas.

A implantação de um edifício em um terreno pode ocorrer de diferentes maneiras: junto aos limites laterais, alinhado à rua, recuado aos fundos ou posicionado no centro. Cada estratégia tem suas vantagens e desvantagens, especialmente quando se trata de conforto térmico, ventilação e iluminação natural.

Os pátios possuem o potencial de concentrar grandes edifícios ou complexos ao redor de um espaço aberto. Com presença na arquitetura há séculos, os pátios oferecem segurança, conforto e prazer, especialmente quando são adornados com vegetação, espelhos d’água e fontes – veja “conexão com o entorno“. 

Pátio interno da residência Gilberto Pascoal, Campinas. Foto: Jéssica Fonseca Matos

Em áreas urbanas densamente povoadas, os pátios podem ser uma excelente opção para criar espaços de lazer que promovam a integração social dos usuários, além de permitir a entrada de luz natural nos ambientes internos por meio de aberturas bilaterais. Alguns projetos utilizam pórticos de passagem ao redor do pátio para organizar o fluxo de circulação dos edifícios, enquanto o paisagismo pode ser utilizado para delimitar espaços e caminhos. Além do conforto, os pátios oferecem benefícios ao estabelecer relações espaciais e visuais com os caminhos e edifícios ao redor, aproveitando o vazio entre as construções.

***

Navegue pelo Pinterest para desenvolvimento de repertório:

Referências:

LAM, W. M. C. Sunlighting As Formgiver for Architecture. 1St Edition edition. New York: Van Nostrand Reinhold, 1986.

Indicação de outros parâmetros