A. Parâmetros de projetos
O Sol é a principal fonte de luz na Terra. Ele emite uma ampla gama de radiações eletromagnéticas, incluindo raios infravermelhos, luz visível e raios ultravioleta. A luz visível, que abrange a faixa de 380 a 780 nanômetros, é assim chamada por sensibilizar o sistema visual humano nesse intervalo.
A. Parâmetros de projetos
Durante o dia, a luz natural atinge níveis elevados, especialmente em regiões tropicais, representando uma fonte abundante de energia com várias vantagens quando usada adequadamente. No entanto, o oposto também é verdadeiro, exigindo a adoção de medidas adequadas para aproveitar ao máximo a luz natural.
Os movimentos da Terra em torno do Sol exercem uma influência significativa nos sistemas biológicos, como abordado em “Luz e Saúde“. Esses ciclos direcionam o usuário por meio das variações de cor, ângulo e intensidade da luz, conforme mencionado em “Necessidades biológicas“. Projetos que destacam o movimento aparente do Sol têm o potencial de aumentar a consciência humana de localização geográfica e espacial, estabelecendo uma conexão benéfica com a natureza.
O Sol é uma fonte vital e poderosa de vida, devendo ser usado com limites e respeito por suas características e propriedades, sempre com a finalidade primordial de satisfazer as necessidades do usuário.
***
Outros parâmetros de projetos:
Projeto Daylighting. A percepção da luz e o treinamento do olhar para o espaço são mais importantes do que a quantidade de luz nas etapas iniciais do projeto. A luz sempre esteve intrinsecamente interligada à arquitetura de forma sagrada, simbólica ou funcional, a fim de atender às necessidades biológicas.