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009. Aprender a ver

“A luz nos permite ver. O design da iluminação nos permite ver o que desejamos.” (BRANDSTON, 2010, p. 24)

A percepção da luz não se limita apenas aos nossos sentidos, mas também envolve a alma. A luz carrega consigo uma ampla gama de sentimentos: é uma metáfora para o conhecimento, desempenha um papel fundamental no trabalho, é uma ferramenta para manipular emoções e representa energia, entre tantos outros significados. Além disso, a luz define culturas e revela a essência da arquitetura.

Brandston (2010) destaca que a característica mais simples e, ao mesmo tempo, o maior mistério da iluminação é o “processo de aprender a ver”. Esse processo envolve o registro mental das nossas emoções e reações diante das cenas que presenciamos. É essencial que o profissional da iluminação seja capaz de realmente enxergar o que está diante dos olhos, a fim de apreciar, recordar e registrar. Para isso, é necessário ir além de simplesmente olhar.

Quando abrimos os olhos, adentramos um mundo repleto de cores, texturas, formas e movimentos. A visão é um processo que requer a ocupação do cérebro. É necessário desenvolver a capacidade de memória, lembrar-se de lugares e situações, sem descartar ideias, cenas ou experiências. É importante registrar essas memórias por meio de anotações ou croquis antes que sejam esquecidas. Ao compreender e registrar essas experiências, tornamo-nos capazes de recriá-las, aprimorá-las e, eventualmente, transcendê-las.

Compreender o contexto em que nos inserimos, a cultura, assim como a resposta humana em relação à escala, são elementos essenciais para compreender como as pessoas reagem ao espaço. Devemos observar as sensações como usuários do ambiente, e para isso, é interessante familiarizar-se com os conceitos da percepção do espaço e das necessidades biológicas discutidas anteriormente.

O processo de iluminação envolve uma série de experiências planejadas que englobam pessoas e espaços. É importante incluir pessoas em todos os croquis, pois elas nos lembrarão de considerar a iluminação em relação a elas!

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Referência:

BRANDSTON, H. Aprender a ver: a essência do design da iluminação. São Paulo, SP: De Maio Comunicação e Editora, 2010.

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