A composição, adensamento ou espessamento do tecido urbano desempenham um papel significativo na captura de luz natural para os espaços internos. Compreender as diversas composições do traçado urbano e saber quais estratégias de iluminação natural utilizar contribui para maximizar a entrada de luz nos ambientes internos e proporcionar conforto aos usuários.
O desenho urbano influencia diretamente a quantidade de luz natural que alcança os edifícios, a visibilidade do céu e a conexão com o exterior. Existem várias configurações possíveis, e os exemplos bem-sucedidos de edifícios são aqueles que demonstram um profundo conhecimento do local e do seu desenho urbano, visando uma perfeita integração.
Alguns exemplos comuns de traçado urbano incluem diferentes desenhos de quadras:
Quanto ao agrupamento de edifícios:
Na primeira imagem, é perceptível a presença de quarteirões irregulares com traçados de rua e lotes variados, sem um padrão definido. Nessas situações, é necessário analisar individualmente cada lote a ser construído e considerar o impacto das edificações ao redor. Por outro lado, quando os quarteirões possuem formato retangular, o desenho urbano segue um traçado mais formal, com ruas e avenidas bem definidas e uma hierarquia de vias clara. Já as superquadras são um modelo regionalizado, caracterizadas por quadras extensas, com edifícios diversos e espaços vazios. Um modelo semelhante é a implantação de blocos padronizados e abertos de edifícios dentro da quadra, em que os edifícios são próximos, mas não totalmente interligados, permitindo uma comunicação dentro da quadra.
No que diz respeito à implantação dos edifícios nas quadras, eles podem ser agrupados em blocos ou ser torres isoladas. No primeiro caso, a proximidade entre os edifícios aumenta o impacto em relação à iluminação, enquanto que a torre isolada, a menos que esteja em uma área urbana densa com outros edifícios altos, tem um impacto menor no entorno, mas pode gerar um impacto significativo, especialmente se estiver cercada por edifícios baixos ou térreos.
Para analisar a influência do tecido urbano na iluminação, vamos considerar os seguintes parâmetros: