Thumbnail

412. Janela no ambiente de trabalho

A busca pela conexão com a natureza, conhecida como “biofilia”, está ganhando destaque na indústria da construção nos últimos anos. Cada vez mais, reconhece-se a importância dos edifícios para o bem-estar, conforto e produtividade dos usuários. Para isso, é necessário identificar os parâmetros mais relevantes dessa interação entre o usuário e a natureza, e a janela é um dos principais meios para estabelecer essa relação.

As janelas são fundamentais para conectar o ambiente interno ao externo, e as vistas proporcionadas têm efeitos positivos nos ocupantes. Os usuários percebem os ambientes por meio da integração multissensorial, e a visão da janela pode até afetar a percepção térmica dos ocupantes.

Em um estudo comparativo realizado por Ko et al. (2020) em ambientes de trabalho, foram analisadas as avaliações dos usuários em questões térmicas e emocionais, comparando espaços com ou sem janela. No ambiente com janela, os participantes relataram uma sensação térmica mais fria, e 12% deles afirmaram estar termicamente confortáveis, sugerindo que as pessoas próximas à janela são mais tolerantes a pequenas variações de conforto térmico. Em relação às emoções, foram observados níveis mais altos de felicidade e satisfação, além de menor ocorrência de sentimentos negativos, como tristeza e sonolência, no ambiente com janela. Além disso, a memória e a capacidade de concentração foram melhores nesse mesmo espaço.

A análise da paisagem vista pela janela também é muito importante, e esse aspecto é abordado detalhadamente no parâmetro Otimizar vistas para o exterior.

Com base nesses resultados, fornecer uma janela com vista em ambientes de trabalho é importante para o conforto, emoção, memória e concentração dos usuários. Indiretamente, como demonstrado no estudo mencionado, isso também pode influenciar a percepção térmica do ambiente, resultando em uma potencial economia de energia utilizada para a climatização desses espaços.

Novas pesquisas estão sendo desenvolvidas utilizando painéis de iluminação circadiana (janelas falsas), que reproduzem o efeito de temperatura de cor e distribuição espectral da luz solar. Esta abordagem está sendo explorada como uma alternativa para ambientes onde não é possível ter uma abertura para o espaço exterior. Esta opção também está sendo estudada em ambientes hospitalares (ALBERTINI, SCARAZZATO, 2015).

Referências:
ALBERTINI, Virginia; SCARAZZATO, Paulo Sergio. A INFLUÊNCIA DE JANELAS FALSAS NO BEM-ESTAR DE USUÁRIOS EFETIVOS DE AMBIENTES ENCLAUSURADOS. In: XIII ENCAC / IX ELACAC, 2015. Campinas: [s. n.], 2015.
KELLERT, Stephen R.; HEERWAGEN, Judith; MADOR, Martin. Biophilic Design: The Theory, Science and Practice of Bringing Buildings to Life. [S. l.]: John Wiley & Sons, 2011.
KO, Won Hee; SCHIAVON, Stefano; ZHANG, Hui; GRAHAM, Lindsay T.; BRAGER, Gail; MAUSS, Iris; LIN, Yu-Wen. The impact of a view from a window on thermal comfort, emotion, and cognitive performance. Building and Environment, v. 175, p. 106779, 15 maio 2020.

Indicação de outros parâmetros