Thumbnail

503. Mesa de trabalho

A mesa de trabalho, quando posicionada em um local apropriado e com boa iluminação, proporcionará bem-estar e, consequentemente, aumentará a produtividade do colaborador. Cabe aos arquitetos projetar edifícios onde a iluminação natural seja abundante em todo o interior, não apenas próximo às fachadas (ver dimensionamento da abertura). Eles devem se preocupar com o layout do mobiliário, incentivando os usuários a se posicionarem de frente para paredes com aberturas, evitando que fiquem de frente para paredes fechadas.

Posicionar a mesa de trabalho de frente para a abertura pode criar um contraste entre a abertura e a tela de trabalho. Ter uma área muito iluminada e uma área mais escura no mesmo campo de visão pode ser muito cansativo para os olhos.

Quando a janela está atrás do usuário, pode criar sombras na área de trabalho e deixá-la muito escura. Além disso, a tela do computador pode refletir a luz da janela, causando desconforto visual.

A posição mais confortável é ter a janela localizada do lado oposto à mão dominante do usuário, para que não atrapalhe a execução da tarefa. Nessa posição, a área de trabalho estará bem iluminada e a fonte de luz não estará diretamente na linha de visão.

Posicionar a mesa de forma perpendicular à janela permite que a luz natural penetre no ambiente sem gerar sombras.

Referências:

IES RP-5-13: Recommended Practice for Daylighting Buildings. California Lighting Technology Center. [s. d.].

LAM, W. M. C. Sunlighting As Formgiver for Architecture. 1St Edition edition. New York: Van Nostrand Reinhold, 1986.

Indicação de outros parâmetros