Este parâmetro é responsável pela definição dos ambientes que necessitam de maior iluminação natural e auxilia na distribuição desses espaços dentro da edificação. No hemisfério sul, é recomendado que os ambientes principais estejam voltados para o norte, proporcionando um ambinete bem iluminado, ensolarado e alegre. Em climas quentes, é possível que seja necessário utilizar dispositivos de sombreamento para controlar o excesso de calor.
Para posicionar os ambientes de forma adequada em relação ao sol, é recomendado criar um diagrama que represente as relações entre os espaços e o sol durante a manhã, tarde e crepúsculo. É importante identificar as necessidades de exposição solar e distribuir os espaços ao longo das fachadas para otimizar o aproveitamento da luz natural.
Os ambientes mais importantes devem ser localizados ao longo da fachada norte, enquanto é recomendado alongar a edificação nos eixos leste e oeste. Em residências, a área social pode ser posicionada junto à fachada norte, os dormitórios na fachada nordeste e a varanda na fachada noroeste. Essa configuração tende a ser favorável na maioria dos climas, resultando em uma edificação mais alongada nos eixos leste e oeste.