Thumbnail

203. Conexão com o entorno

“Light has always been recognized as one of the most powerful formgivers available to the designer, and great architects have always understood its importance as the principal medium which puts man in touch with his environment.” Lam (1977)

“A luz sempre foi reconhecida como uma das mais poderosas ferramentas disponíveis para o projetista, e os grandes arquitetos sempre entenderam sua importância como o principal meio que coloca o homem em contato com seu ambiente.” (tradução livre).

A luz evoca memórias e cria padrões que nos remetem a espaços e lembranças específicas. Ela pode desempenhar um papel fundamental no projeto ao conectar os espaços internos e externos. Dependendo do clima e das intenções do projeto, o interior pode ser uma extensão harmoniosa do exterior ou um contraste marcante.

Analisar o clima local, a topografia e as características do tecido urbano é crucial no processo de projeto. Essas análises embasarão as decisões relacionadas à volumetria, ao gabarito e às aberturas do edifício. O desenho das aberturas deve ser elaborado em conjunto com o estudo do entorno. As aberturas laterais têm o propósito de permitir a entrada de luz do dia e ventilação, ao mesmo tempo em que proporcionam vistas para o exterior. É interessante quando o arquiteto consegue criar vistas enquadradas que atendam às expectativas do usuário.

Pátios, vegetação e água são elementos essenciais para conectar o interior e o exterior do edifício. O vidro também desempenha um papel importante nessa proximidade, especialmente quando utilizado sem molduras, fazendo com que o vidro pareça desaparecer e criando a ilusão de continuidade entre o espaço interno e externo. A visão do exterior é uma necessidade biológica, pois fornece ao usuário uma consciência do ambiente externo, uma orientação temporal e espacial.Conforme mencionado por Fernandes (2016), as pessoas preferem vistas para paisagens naturais, como água, vegetação, céu e/ou paisagens naturais em geral. Portanto, otimizar vistas para o exterior é um parâmetro importante a ser considerado.

***

Navegue pelo Pinterest para desenvolvimento de repertório:


Referências:

BRANDSTON, H. M. Aprender a ver: a essência do design da iluminação. São Paulo, SP: De Maio Comunicação e Editora, 2010.

FERNANDES, J. T. Qualidade da Iluminação Natural e o Projeto Arquitetônico: a relação da satisfação do usuário quanto à vista exterior da janela e a percepção de ofuscamento. 2016. 339 f. Tese Doutorado – Universidade de Brasilia, Brasilia, 2016.

LAM, W. M. C. Perception and Lighting as Formgivers for Architecture. 1St Edition edition. New York: McGraw-Hill Inc.,US, 1977.

MILLET, M. S. Light revealing architecture. Hoboken, N.J.: John Wiley & Sons, 1996.

Indicação de outros parâmetros