O desafio de captar iluminação natural por meio de aberturas laterais reside em permitir a quantidade adequada de luz natural penetrar o espaço de forma profunda, com uma distribuição confortável e sem causar.
A utilização de janelas como fonte de iluminação remonta a tempos antigos e continua sendo a forma mais comum e prática de abrir o edifício, permitindo a entrada de luz enquanto protege contra as intempéries. Além da iluminação, as aberturas laterais também proporcionam visão do exterior e ventilação natural.
Para garantir a melhor iluminação por meio das aberturas laterais, é essencial realizar análises de orientação, dimensionamento e localização das aberturas no ambiente. Dessa forma, alguns parâmetros são necessários para conduzir essas análises:
A estratégia de garantir ambientes interiores confortáveis consiste em redirecionar a luz solar para as superfícies primárias, como tetos e paredes, que por sua vez refletem e iluminam as superfícies secundárias, como o plano de trabalho. Isso contribui para um equilíbrio visual em relação à vista pela janela.
As aberturas laterais representam uma excelente maneira de trazer luz para o interior do edifício, desde que sejam consideradas questões de orientação, dimensionamento e posicionamento adequados. É recomendado direcionar a luz de forma a evitar o ofuscamento. Além disso, a conexão com o exterior é um dos principais benefícios proporcionados pelas aberturas laterais.
***
Navegue pelo Pinterest para desenvolvimento de repertório: