A vegetação desempenha um papel fundamental na criação de microclimas, melhorando a qualidade e a umidade do ar, reduzindo os efeitos da ilha de calor e proporcionando conforto térmico. Além disso, ela ajuda a reduzir a poluição sonora e contribui para a criação de hierarquia de luz e paisagens que conectam o ambiente interno e externo.
No entanto, as aberturas laterais dos edifícios podem ser obstruídas facilmente por edifícios vizinhos ou árvores. Para lidar com essa situação, é possível utilizar espécies caducas, que permitem que a luz solar alcance o edifício quando desejado e ofereçam sombreamento quando a luz solar é indesejável.
É importante notar que o sombreamento por vegetação funciona melhor em construções térreas. Para edifícios mais altos, o sombreamento pode ser ineficiente em alguns andares e excessivo em outros. No entanto, uma vantagem do sombreamento com vegetação em comparação com coberturas mais pesadas é que a luz é filtrada pela vegetação, não sendo completamente bloqueada, criando assim o efeito conhecido como luz filtrada.