Thumbnail

014.2 Imagem HDR

A técnica de Imagem HDR é utilizada para capturar imagens com alto grau de contraste, registrando uma cena com diferentes aberturas de exposição. Isso permite capturar uma ampla variação de luminosidade dentro da cena, facilitando a análise da distribuição de luminâncias nos ambientes.

É importante ressaltar que a forma como uma câmera fotográfica registra uma cena difere da percepção visual do olho humano. Enquanto o olho humano é capaz de perceber uma ampla gama de tonalidades, cores e detalhes claros e escuros, ajustando-se automaticamente à iluminação presente, uma fotografia convencional tende a ter um alto contraste entre as cenas, privilegiando uma delas em detrimento da outra. A técnica de Imagem HDR surge como uma tentativa de reproduzir a gama de luminosidade captada pela visão humana.

A geração de imagens HDR envolve fotografar a mesma cena com diferentes tempos de exposição, permitindo a captura de áreas mais claras e mais escuras da cena. Essas imagens são posteriormente processadas em software específico (como Photosphere, Web HDR, Light Photo Analyzer, Picturenaut) para criar a imagem HDR final e sua correspondente com cores falsas.

Diversos estudos comprovam a importância do uso de imagens HDR para análises de iluminação, uma vez que os atributos dos pixels estão diretamente relacionados às luminâncias presentes (NASCIMENTO, 2008; FARIA, 2007; SOUZA e SCARAZZATO, 2009). Não é necessário possuir uma câmera profissional para utilizar essa técnica, pois até mesmo câmeras compactas podem ser utilizadas. O avanço tecnológico dos celulares também permite atualmente a geração de imagens HDR que são válidas para avaliação da iluminação natural.

Procedimento para geração das Imagens HDR e Cores Falsas adotado no estudo Matos, et al. (2022). Fonte: Matos, et al. (2022).

As imagens em cores falsas são úteis para visualizar a distribuição da luz no ambiente e identificar áreas com potencial ofuscamento. Quanto menos variação cromática na imagem, melhor será a distribuição da luz no ambiente. 

Imagem HDR – Edifício CPV Unicamp.
Imagem Correspondente em Cores Falsas.

Atualmente, observa-se o crescente uso de modelos físicos em conjunto com a técnica de Imagem HDR para análises de iluminação. O parâmetro Imagem HDR em modelos físicos tem sido explorado como uma abordagem complementar nesse contexto.

Referências:

FARIA, J. R. G. Aplicações de imagens hdr compostas por fotos digitais em análises de distribuição de luminâncias. ENCAC 2007, n. 2007, p. 10, 2007.
MATOS, Jessica Fonseca; PAVANI, Taísa; SCARAZZATO, Paulo. Imagem HDR de modelo físico: uma alternativa para avaliação qualitativa da iluminação natural no ensino de projeto. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 17, p. 131–144, 15 set. 2022. https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187908.
NASCIMENTO, D. N. Avaliação do uso de imagens HDR no estudo de iluminação. 2008. UNESP, Bauru, 2008. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/89763. Acesso em: 23 mai.2021.
SCARAZZATO, P. S. Questões de luz na formação do arquiteto. 2018. Livre Docência –Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2018.
SOUZA, D. F.; SCARAZZATO, P. S. Estudos e Avaliações Pós-Ocupação da Iluminação no EspaçoConstruído através de Imagens HDR e Câmeras Digitais Compactas. PRO Prática Profissional e Tecnologias Digitais, 2009. Disponível em: http://cumincades.scix.net/data/works/att/sigradi2009_1161.content.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021.

Indicação de outros parâmetros