Thumbnail

308.1 Brises verticais

Ao projetar brises verticais, é importante determinar os ângulos necessários para o mascaramento da insolação em cada fachada a ser protegida. Em seguida, o dispositivo desejado pode ser construído, mantendo o mascaramento adequado.

Os brises verticais são mais adequados quando a incidência solar a ser bloqueada ocorre de forma oblíqua em relação à fachada. No entanto, sua eficácia é reduzida quando a insolação é perpendicular à fachada, como nas fachadas leste e oeste em regiões de baixa latitude.

Esquema em planta dos brises verticais. Os protetores verticais têm pouca eficiência para os raios perpendiculares à fachada. São indicados para bloquear os raios oblíquos à fachada.

É importante destacar que os dispositivos verticais não são ideais como fontes de luz refletida, pois podem causar ofuscamento ao refletir na altura dos olhos dos usuários. Portanto, superfícies opacas são mais indicadas para esses dispositivos. Em alguns casos, elementos do próprio edifício, como paredes, fechamentos ou colunas, podem desempenhar a função de dispositivos de sombreamento vertical, integrando a proteção à arquitetura.

Um aspecto a ser considerado com esses dispositivos é o bloqueio da visão. Especialmente em modelos móveis, pode ser necessário fechá-los completamente no início e no final do dia para bloquear os raios solares mais baixos, enquanto permanecem dessa forma durante o restante do dia. Nesses casos, o controle automatizado é recomendado.

Quanto aos materiais utilizados, há diversas opções, inclusive materiais perfurados que bloqueiam apenas parte da luz solar.

Referências:

BITTENCOURT, L. Uso das Cartas Solares: diretrizes para arquitetos. 5. ed. Maceió: EDUFAL, 2015.

LAM, W. M. C. Sunlighting As Formgiver for Architecture. 1St Edition edition. New York: Van Nostrand Reinhold, 1986.

Indicação de outros parâmetros