Thumbnail

004. Luz direta x indireta

A luz do sol pode incidir em uma edificação de três maneiras diferentes: luz direta, luz difusa (quando é dispersa pelas nuvens em dias nublados) e luz refletida. A luz refletida ocorre quando a luz incide em uma superfície e é refletida de volta para o ambiente, sendo que parte dela é absorvida e parte é refletida.

Esquema de luz direta x difusa x refletida.

Quando o céu está claro, os edifícios recebem luz direta do sol e a luz refletida pelas superfícies ao redor. Já em dias nublados, a luz do sol é difundida pelas nuvens, e o céu se torna a principal fonte aparente de luz. Em condições de céu claro, as sombras são mais fortes e bem definidas. E sob céu encoberto, elas se tornam mais suaves. Para mais informações ver Contrastes.

Condição de céu nublado, com luz difusa e refletida. Fonte: Foto de IKRAM Shaari, pexels, 2022.
Condição de céu claro, com luz direta e sombras bem definidas. Fonte: Foto de Daniel Frank, pexels, 2022.

Para incluir a luz do dia no processo de projeto, é fundamental considerar não apenas a entrada de luz direta no ambiente, mas também a luz refletida proveniente do solo e dos edifícios vizinhos. Aproveitar essa luz refletida pode ser fundamental para moldar elementos arquitetônicos e aprimorar a distribuição de luz no interior dos espaços. Por esse motivo, é de suma importância ter consciência do potencial da luz refletida e escolher materiais que favoreçam sua reflexão no ambiente interno, garantindo uma iluminação mais uniforme e agradável.

Referências:

MICHEL, Mariana Vallory; LARANJA, Andréa Coelho. Condições e tipos de céu para simulações de iluminação natural com céu estático. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, vol. 11, p. e020001–e020001, 13 Mar. 2020.

Indicação de outros parâmetros