Thumbnail

102. Clima Local

O clima exerce influência sobre a forma e a quantidade de luz solar que pode ser aproveitada dentro de um edifício.

A arquitetura deve estar em sintonia com as características naturais do local onde está inserida. Considerando a grande diversidade de climas, as variações no céu e as diferentes necessidades das pessoas em relação à luz, não faz sentido que a arquitetura seja uniforme em todas as regiões.

O Brasil, devido às suas dimensões continentais, apresenta uma ampla diversidade de climas. As regiões brasileiras são extensas, superando muitos países, e possuem variações climáticas que são influenciadas pela topografia, cobertura vegetal, presença de corpos d’água e outros fatores.

Zoneamento bioclimático brasileiro

Nesta ferramenta é utilizada como referência o zoneamento bioclimático brasileiro atual, estabelecido pela norma ABNT NBR 15220-3:2015. Essa norma divide o território em oito zonas distintas e fornece diretrizes técnicas de construção para o condicionamento térmico passivo em cada zona. Além disso, a norma registra a classificação climática de 330 cidades brasileiras.

Zoneamento bioclimático brasileiro. Fonte: ABNT 15220-3:2015

***

Referências:

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15220-3: Desempenho térmico de edificações Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social, 2005.

LAM, W. Sunlighting As Formgiver for Architecture. 1St Edition edition. New York: Van Nostrand Reinhold, 1986.

ROMERO, M. Princípios Bioclimáticos Para o Desenho Urbano. 1a edição. [S. l.]: Editora UnB, 2013.

Indicação de outros parâmetros